quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Black Flag - Discografia


Black Flag foi uma banda punk (hardcore-punk) formada no sul da Califórnia em 1976 pelo guitarrista Greg Ginn. A banda formou um som que misturava a simplicidade do Ramones mas com solos microtonais e paradas no meio da música, o que mais a frente influênciou bandas de heavy metal a bandas de hardcore punk. As letras tratavam de temas como solidão, neuroses e paranóia, coisas que Henry Rollins aprofundou quando entrou na banda. A maioria dos álbuns da banda foi lançado pelo selo de Greg, SST Records que lançou bandas como Bad Brains, Sonic Youth e The Saints.
O Black Flag é muito respeitado no meio alternativo até hoje, como sendo pioneiros na cultura do faça você mesmo, de selos que lançam bandas sem o apoio de grandes gravadoras sejam elas o estilo musical que for. Fazendo turnê constantemente entre o Estados Unidos e o Canadá, a banda ganhou fãs devotos. Muitos outros músicos seguiriam a banda, no sentido de eles próprios agendaram seus próprios shows.
No meio do caminho dos anos 1980, o som do Black Flag evoluiu assim como sua notoriedade. Começou a ganhar influências de heavy metal (principalmente nos últimos álbuns), jazz e clássico, especialmente na evolução do guitarrista Greg Ginn. Assim, o Black Flag tem uma discografia mais variada do que outras bandas.


HISTÓRIA

Formado em 1976 e inicialmente chamado de Panic, Greg Ginn insistia que a banda ensaiasse algumas horas por dia. A ética de trabalho era muito desafiadora para alguns membros iniciais. Keith Morris, o primeiro vocalista e Ginn demoraram algum tempo para achar um baixista, então ensaiavam sem um, um fator que levou Ginn a buscar um som mais barulhento e fez dele um guitarrista brilhante. As vezes o irmão de Ginn, Raymond Pettibon tocava baixo nos ensaios.
Chuck Dukowski, baixista do Wurm naquela época, passa a gostar da proposta do som e entra para a banda, estabilizando a formação como Morris no vocal, Ginn na guitarra, Dukowski no baixo e o baterista Brian Migdol. O primeiro show da banda foi em dezembro de 1977 na Redondo Beach, California. Para evitar confusão com outra banda chamada Panic, eles mudaram para o nome de Black Flag em 1978.
Neste mesmo ano lançam "Nervous Breakdowm", pela gravadora SST, de Greg Ginn. Em janeiro de 1979 na Redondo Beach, tocaram seu primeiro show com o novo nome. Era a primeira vez que Dez Cadena assistia a banda tocar. Morris abandona a banda por não aguentar mais ouvir ordens e formou o Circle Jerks e logo após Migdol sai do grupo. Inicia-se então, um entra e sai de integrantes.
Chavo Pederast, cujo nome verdadeiro era Ron Reyes, substituiu Morris nos vocais mas saiu logo após as gravações do EP "Jealous Again", de 1979 devido ao mau relacionamento com Ginn, indo tocar com o Redd Kross. Dez Cadena, fã da banda, torna-se o novo vocalista e gravou, além de outras músicas, o single "Six Pack" de 1981, até assumir a guitarra, dando lugar ao lendário Henry Rollins, no início de 1981.
Com a entrada de Rollins no grupo, houve uma mudança no som do Black Flag, mais "hard", meio "sabbathiano", mais barulhento, lançando obras como Damaged, de 1981, My War, de 1983, Slip It In, de 1984, Loose Nut e In My Head, de 1985, influenciando além de inúmeras bandas de hardcore, bandas do meio alternativo como Melvins, Nirvana, L7 e Mudhoney.
A banda se desfez em outubro de 1986 e Henry Rollins cria o Rollins Band. Greg Ginn monta vários projetos como Gone, Get Me High e October Fashion.
O nome Black Flag é denota do símbolo da anarquia, e de uma marca de spray para matar insetos, e uma citação à banda Black Sabbath, Ginn na época disse que estava confortável com todas essas possíveis aplicações ditas. O irmão de Ginn, Pettibon desenhou o logo da banda: uma estilizada bandeira negra representada como quatro barras. A banda pintou o símbolo pela cidade inteira chamando a atenção das pessoas e irritando as autoridades locais. Pettibon também criou a maioria das capas da banda.


HENRY ROLLINS 

Em 1980, um amigo de Henry Rollins deu a ele a cópia do EP Nervous Breakdown do Black Flag. Não demorou muito tempo para que Henry se tornasse fã da banda, trocando cartas com o baixista Chuck Dukowski e, mais tarde, convidando a banda a ficar na casa de seus pais (quando o Black Flag viesse fazer turnê na costa leste dos Estados Unidos, em dezembro de 1980). E quando o Black Flag finalmente veio para a costa leste, Henry Rollins fez questão de aparecer no maior número possível de shows. Em um show improvisado em um bar de Nova York, Dez Cadena, o vocalista do Black Flag, convidou Henry Rollins para cantar a música "Clocked In" junto com a banda.
Sem o conhecimento de Henry Rollins, Dez Cadena queria deixar de cantar para se tornar apenas guitarrista da banda, e era por isso que a banda estava à procura um novo vocalista. O Black Flag ficou impressionado com os cânticos de Henry Rollins fora do palco e no dia seguinte, após uma audição informal, o convidou para ser o vocalista definitivo da banda. Apesar de ter algumas dúvidas em mente, Henry aceitou (Ian MacKaye, o seu amigo, também havia insistido bastante para que ele aceitasse). O seu alto nível de energia, alinhado à sua intensa personalidade, se adequaram perfeitamente ao estilo da banda; mas o gosto eclético de Henry Rollins pela música, foi também um fator chave para que ele fosse escolhido pelo Black Flag. Greg Ginn, o fundador do Black Flag, estava ampliando o seu conhecimento musical e queria um vocalista que fosse muito além da simplicidade punk dos "três acordes".
Em 1981, após se juntar ao Black Flag, Henry Rollins pediu demissão do seu emprego na Häagen-Dazs, vendeu o seu carro e se mudou para Los Angeles, na Califórnia. Logo após chegar em Los Angeles, Henry Rollins tatuou o símbolo do Black Flag em seu bíceps esquerdo e mudou o seu sobrenome para "Rollins" (um sobrenome fictício que ele e seu amigo Ian MacKaye haviam usado na adolescência). Naquela época, Los Angeles ainda era um ambiente novo para Henry Rollins e, no momento em que a polícia descobriu que ele era o novo membro do Black Flag, passou a assediá-lo vigorosamente. Rollins disse, alguns anos mais tarde: "Aquilo realmente me assustou. Fiquei apavorado em descobrir que um adulto poderia fazer aquilo. (...) Os meus pequenos olhos ficaram abertos na maior parte do tempo."
Antes dos shows, com a banda já toda afinada, Henry Rollins andava pelo palco usando apenas uma bermuda preta, e rangendo os seus dentes. Para se concentrar no show, ele apertava uma bola de bilhar. A sua performance no palco impressionava diversos críticos. Em 1982, após um show em Anacortes, Washington, Calvin Johnson, fundador da banda Beat Happening, na época crítico musical da Sub Pop, escreveu: "Henry estava incrível. Ele andava de um lado para o outro, pulava, saltava, rosnava, e tudo era real. Foram as experiências emocionais mais intensas que eu já vi."
Em 1983, a enégica performance de Henry Rollins em pleno palco, começou a afastá-lo do Black Flag. Durante um show na Inglaterra, Henry Rollins agrediu um membro na platéia. Mais tarde, Greg Ginn repreendeu Henry, chamando-o de "babaca machista."
Uma disputa legal da banda com a Unicorn Records atrasou os lançamentos do Black Flag até o ano de 1984, e Greg Ginn começara a diminuir o tempo rítmico da banda, o que os deixava ainda mais inovativos. Em agosto de 1983, o guitarrista Dez Cadena abandonou o grupo. Um impasse cresceu entre Charles Dukowski e Greg Ginn, que o queria fora da banda. Pouco tempo depois, a fim de evitar que a confusão seguisse adiante, Greg Ginn demitiu Charles Dukowski definitivamente.
A mudança do Black Flag de estilo musical, pareceu perturbar muitos fãs originais da banda, que procuraram demonstrar o descontentamento com Henry Rollins socando-o na boca, esfaqueando-o com canetas, arranhando-o com as unhas, entre muitos outros métodos. Durante muitas vezes, Henry Rollins também demonstrou o seu descontentamento com a platéia, espancando muitos fãs violentos durante os shows. Henry Rollins havia começado a se distanciar de sua platéia, e mais tarde, no seu diário de turnê, Henry escreveu: "Quando eles cospiam em mim, e quando eles me agarravam, eles não estavam me machucando. Quando eu forçava as coisas e avançava para cima deles, isso mostrava perfeitamente o que eu realmente queria fazer com eles."
Durante a disputa legal da banda com a Unicorn Records, Henry Rollins havia começado um programa de levantamento de peso, e na turnê que o Black Flag fez em 1984, ele havia conseguido uma forma física visivelmente impecável. Mais tarde, o jornalista Michael Azarrad comentou que: "seu físico poderoso era uma metáfora para o invulnerável escudo emocional que ele estava desenvolvendo em torno dele próprio." Henry Rollins respondeu que "não, o treinamento era basicamente um modo de me esforçar.


DISCOGRAFIA

Nervous Breakdown (1978)
  1. - Nervous Breakdown
  2. - Fix Me
  3. - I've Had It
  4. - Wasted (Ginn/Morris)   
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Damaged (1981) 
  

 Lado 1

  1. - Rise Above
  2. - Spray Paint (The Walls) (Dukowski, Ginn)
  3. - Six Pack
  4. - What I See" (Dukowski)
  5. - TV Party
  6. - Thirsty and Miserable (Cadena, Medea, Robo)
  7. - Police Story
  8. -  Gimmie Gimmie Gimmie

   Lado 2

  1. - Depression
  2. - Room 13 (Ginn, Medea)
  3. - Damaged II
  4. - No More (Dukowski)
  5. - Padded Cell (Dukowski, Ginn)
  6. - Life of Pain
  7. - Damaged I (Ginn, Rollins)



My War (1983)

Lado A
  1. - My War (Dukowski)
  2. - Can't Decide (Ginn)
  3. - Beat My Head Against the Wall (Ginn)
  4. - I Love You (Dukowski)
  5. - Forever Time (Ginn/Rollins)
  6. - The Swinging Man (Ginn/Rollins)
Lado B
  1. - Nothing Left Inside (Ginn/Rollins)
  2. - Three Nights (Ginn/Rollins)
  3. - Scream (Ginn) 
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Family Man (1984)

Lado A

  1. - Family Man
  2. - Salt on a Slug
  3. - Hollywood Diary
  4. - Let Your Fingers Do the Walking
  5. - Shed Reading (Rattus Norvegicus)
  6. - No Deposit, No Return
  7. - Armageddon Man" (Ginn/Rollins)

Lado B

  1. - Long Lost Dog of It (Ginn/Roessler/Stevenson)
  2. - I Won't Stick Any of You Unless and Until I Can Stick All of You! (Ginn)
  3. - Account for What? (Ginn)
  4. - The Pups Are Doggin' It" (Ginn/Roessler/Stevenson) 
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 Slip It In (1984)
  1. - Slip It In (Ginn)
  2. - Black Coffee (Ginn)
  3. - Wound Up (Ginn/Rollins)
  4. - Rat's Eyes (Ginn/Rollins)
  5. - Obliteration (Ginn)
  6. - The Bars (Dukowski/Rollins)
  7. - My Ghetto (Ginn/Rollins)
  8. - You're Not Evil (Ginn)

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 Loose Nut (1985)
  1. - Loose Nut (Ginn)
  2. - Bastard in Love (Ginn)
  3. -Annihilate This Week (Ginn)
  4. - Best One Yet (Roessler/Rollins)
  5. - Modern Man (Danky/Dukowski)
  6. - This is Good (Ginn/Rollins)
  7. - I'm The One (Roessler/Rollins)
  8. - Sinking (Ginn/Rollins)
  9. - Now She's Black (Stevenson) 
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 In My Head (1985)

  1. - Paralyzed (Ginn/Rollins)
  2. - The Crazy Girl
  3. - Black Love
  4. - White Hot (Ginn/Rollins)
  5. - In My Head (Ginn/Rollins)
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